EDUCAÇÃO PATRIÓTICA

 Apresentação do texto

Texto

NYSUI INSTA FADM A FOMENTAR EDUCAÇÃO CÍVICO-PATRIÓTICA PARA PROMOÇÃO DA PAZ

28-10-2015 17:43:45                         Maputo, 28 Out (AIM)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, instou hoje as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) a consolidarem e fomentar a educação cívico-patriótico, através da disseminação da disciplina, como forma de garantir que o exército continue a ser uma referência e verdadeira escola de cidadania e promoção de auto-estima e paz.

Falando hoje, na cidade da Matola, província de Maputo, durante a cerimónia de abertura do XVI Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional (MDN), Filipe Nyusi, que é igualmente Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, citou a consolidação da unidade nacional como um dos resultados da prática da educação patriótica e cívica.

A educação patriótica é uma plataforma que permite continuar a incutir o amor por Moçambique e pelo nosso povo, assim como o orgulho de pertencer a esta Pátria, disse Nyusi.

Durante o seu discurso no lançamento do Conselho Coordenador, com a duração de três dias, subordinado ao lema, “Sector de Defesa, priorizando a formação, firme na consolidação da Unidade Nacional, Paz e Segurança”, o Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança apelou ao sector da defesa para continuar a envidar esforços visando modernizar o exército.

No ramo do exército é importante continuar o completamento das principais unidades em pessoal e meios para que possa cumprir cabalmente a sua missão regulamentar no quadro constitucional, afirmou Nyusi.

O estadista moçambicano referiu que os esforços empreendidos para a modernização das Forças Armadas terão sentido se houver investimento, simultaneamente, visando garantir a manutenção e conservação dos meios em todos os ramos e serviços.

O sector da defesa deve estar atento à evolução da situação política e de segurança nacional, regional e internacional para o qual deve continuar a investir na formação, estruturação e apetrechamento do serviço responsável pelo tratamento de informações, alertou.

Só assim, segundo o Presidente da Republica, será é possível as Forças Armadas aprimorarem a sua função que consiste na tomada de medidas preventivas e dissuasivas que cabem ao sector de defesa face as actuais e novas ameaças.

O Governo continuará a redobrar esforços no sentido de garantir que o sector de defesa continue a cumprir as suas missões constitucionais, incluindo o apoio humanitário às nossas populações e as missões de apoio à paz sob a égide da SADC, União Africana e Nações Unidas, afirmou.

O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio Mtumuke, disse, na ocasião, que o sector continuará a trabalhar com vista a reforçar a manutenção da paz em Moçambique.

Continuaremos a trabalhar no reforço da paz, garantiu. (AIM) ht/sn

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui