Unidades de Memória

Unidades de Memória

Muito bem, deve estar se perguntando onde é que são armazenadas as informações que acessamos através do computador? De certeza que depois desta lição terás a resposta para esta questão.

É na memória que são armazenados os dados para processamento, os dados intermédios, os resultados finais e até mesmo o programa que, num dado momento, está a ser executado, determinando assim o processamento; 

Existem dois tipos de memórias: 

Memória Principal, Central ou Primária - possui maior rapidez de funcionamento e é mais cara quando comparada à secundária. Exemplo: a Memória RAM (Random Acess Memory) memória de acesso aleatória e a Memória ROM (Read Only Memory) memória somente de leitura.

Memória RAM – armazena a informação a qual é acedida de forma aleatória. Sobre esta memória o processador pode efectuar operações de leitura e de escrita. É uma memória volátil pois, o seu conteúdo perde-se quando o computador estiver desligado.

  Módulos de memória RAM.

Memória ROM (Read Only Memory) memória somente de leitura –utilizada para armazenar as instruções de configuração do computador; vulgarmente designada por BIOS (Basic Input/Output System) Sistema Básico de Entrada e Saída. Sobre esta memória o processador apenas efectua operações de leitura no momento de arranque. Quando esta memória perde a informação nela armazenada, o computador não consegue arrancar necessitando de ser novamente configurado. É uma memória não volátil, o seu conteúdo é apenas lido no momento de arranque do computador.

Memória ROM do Computador

Memória Secundária, auxiliar ou de massa – Possui maior capacidade de armazenamento da informação, daí a designação de memória de massa.

As memórias secundárias mais conhecidas são: os pendrive (flash USB); os discos duros (HDD – Hard Disk Drive); os CD’s (discos compactos); DVD (disco de dados versátil) e as fitas magnéticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui