Unidade Central de Processamento (UCP)

Unidade Central de Processamento (UCP)

Já deve estar se perguntando, como é que o computador funciona uma vez que resulta de uma conexão de vários dispositivos tanto os internos assim como os externos. Quem comanda esses componentes todos e interliga – os aos programas?

Ora bem, agora presta atenção!

A Unidade Central de Processamento (UCP) ou do inglês “Central Processing Unit - CPU” é o Chip principal de interpretação dos comandos no computador. É responsável pelo controlo do funcionamento de todos os dispositivos conectados no computador, pela leitura e escrita de informação na memória, podemos dizer que é o cérebro do computador.

Presta atenção aos principais componentes da Unidade Central de Processamento (UCP).

A seguir apresentamos os principais componentes da Unidade Central de Processamento:

a) Unidade de Controlo (UC) – é a unidade que determina e controla as operações a efectuar, como por exemplo: quando conectamos uma impressora, detecta e identifica o nome da mesma dando opções para a respectiva instalação.

a) Unidade Lógica e Aritmética (ULA) – é responsável pela execução de todas as operações aritméticas; 

1. Registos – armazenam, temporariamente, os dados com que a ULA efectua as operações; 

2. Relógio (Clock em inglês) – é responsável pela correcta distribuição do tempo de cada operação que é executada no computador e medição dos momentos em que cada um deve começar e aqueles que devem terminar. Um ciclo de clock equivale ao período da oscilação (frequência). É medida em Hertz (Hz). Actualmente os processadores apresentam uma frequência em Giga Hertz (GHz).

Funções da UCP

1. Ler e escrever informações na memória;

2. Reconhecer e executar os comandos;

3. Controlar todas as operações entre o processador, a memória e os periféricos.

Como acabou de perceber, a UCP compara-se com o cérebro do computador, isto é, os dispositivos de entrada enviam os comando, quando chegam, são descodificados e são enviados para as diversas áreas. Após serem executadas, os resultados são enviados ao utilizador a partir dos dispositivos de saída.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui