TEMA TRANSVERSAL: ABUSO SEXUAL DE MENORES
TEMA TRANSVERSAL: ABUSO SEXUAL DE MENORES
Abuso sexual de menores Abuso sexual de menores é um fenómeno complexo e de difícil
enfrentamento, apesar de este facto ter tomado proporções assustadoras nos
últimos dias e a sua compreensão ainda precisar de ganhar muito espaço. A violência cometida contra a criança faz parte de um contexto histórico-
social maior de violência que vive a nossa sociedade. Em Moçambique, existem campanhas de mobilização que procuram estudar e
analisar o assunto. Abuso sexual no seio da
família Esta forma de violência contra a criança considera-se a mais difícil de
ser detectada e, consequentemente, difícil de ser combatida, pois na maioria
das vezes dá-se dentro de casa, e é praticada por ou vizinhos e amigos
próximos da família. O mais assustador é que nalguns dos casos os abusadores
são os pais biológicos. É muito comum, portanto, crianças serem abusadas e outros membros da
família como mãe, irmãs ou irmãos mais velhos protegerem os abusadores com
medo de represálias; a mãe, na maioria das vezes, protege o marido por não
ter como sustentar a casa, caso o marido vá embora. Denunciar é o primeiro e decisivo passo sem o qual nada pode ser
feito. A denúncia e a notificação permitem elucidar o crime e responsabilizar o
seu autor, bem como a protecção e defesa das pessoas que praticam este tipo
de crime. Quando não se denuncia cria-se um vício expondo a vítima a continuar a
ser abusada por muito tempo. O papel da família é importante na recuperação física e emocional da
criança que sofreu o abuso sexual. Consequências A criança que sofre o abuso sexual pode ter consequências a curto e a
longo prazos. Essas consequências podem ser físicas, comportamentais e
emocionais. |
Compreensão
e interpretação do texto
Certamente compreendeu que o texto trata de uma
realidade que se vive em todo o mundo e em particular em Moçambique – o abuso
sexual de menores.
Portanto, é um acto que é praticado no seio da
família e fora dela mas, poucas famílias denunciam os abusadores por várias
razões.
Para melhor compreender o texto, sugerimos que
responda às questões que se seguem.
1 – “O abuso
sexual de menores é um fenómeno complexo e de difícil enfrentamento…”
1.1
Quem têm sido os violadores de menores?
___________________________________________________________________________
1.2
– Por que é que algumas famílias não
denunciam os casos de violação sexual de menores?
___________________________________________________________________________
1.3
– Assinale com X a resposta correcta. De
acordo com o texto, a denúncia do crime e a notificação do abusador permitem:
a)
Reduzir a ocorrência do crime __
b)
Responsabilizar o criminoso e resolver o
problema ___
c)
Levar o criminoso a esconder-se __
d)
Aumentar conflitos nas famílias __
1
Na sua opinião que atitudes a família deve
tomar no caso de violação sexual de um menor? Justifique a sua resposta.
___________________________________________________________________________
CHAVE DE
CORRECÇÃO
1.1
– R: Os violadores de menores têm sido
parentes da vítima (os pais biológicos, as padrastos, os tios), os vizinhos, os
amigos próximos da família e outros.
1.2
Algumas famílias não denunciam casos de
violação sexual de menores por medo de vingança por parte do abusador e, nos
casos em que o violador é o pai ou o padrasto a mãe não denuncia por medo de
não ter como sustentar a família caso o marido (violador) seja preso.
1.3
– A resposta correcta é
a) Reduzir a ocorrência do crime
__
b) Responsabilizar o criminoso e
resolver o problema X
c) Levar o criminoso a
esconder-se __
d) Aumentar conflitos nas
famílias __
2. Observação: Cada um apresenta a sua opinião desde
que respeite os direitos do cidadão. Exemplo: No caso de haver violação de uma
criança a família deve denunciar para evitar que a violação se repita e a
criança sofra consequências graves.
Concluindo
O abuso sexual de menores é um crime que,
geralmente, é praticado no seio da família e poucas vezes se denuncia devido à
ameaça que os violadores fazem às vítimas e, às vezes, algumas mães se tornam
cúmplices porque mesmo tomando conhecimento não preferem denunciar por não
estarem em condições de sustentar a família ou por não quererem
denegrir/desvalorizar a imagem da família.
Como consequências da não denúncia deste crime, as
crianças violadas podem ter distúrbios comportamentais, emocionais, podem ter
deficiências físicas, etc.
Portanto, para reduzir este crime é importante que
se denuncie a tentativa de abuso sexual de menores.
ACTIVIDADE DA
UNIDADE
1- Produza 4 frases empregando as seguintes
preposições: sob, sobre, debaixo de e perante.
2 - Use as preposições que se seguem para completar
as frases abaixo.
Até desde após
sobre sem perante
para
a)
Fomos _______________ várias lojas.
b)
Comprei um lenço ___________ você.
c)
Estou gripada _____________ sábado.
d)
Conversamos ______________ o assunto.
e)
Todos são iguais ____________ a lei.
f)
Prefiro chá __________ açúcar.
g)
Corremos _________ a escola.
h)
_________ a saída do professor, teremos
um encontro.
3- Nas frases que se seguem, sublinhe a oração
subordinada.
a)
O Jorge não é um aluno estudioso como os
outros irmãos são.
b)
Ainda que não goste de pescar, vou
contigo à pesca.
4 – Classifique as orações sublinhadas.
a) Os
alunos procederam conforme as orientações do CAA.
b)
Apesar de não ter chovido o suficiente, a minha família produziu muito.
5 - O abuso sexual tem sido uma prática recorrente
nos dias de hoje. Converse com pessoas mais próximas de si, da acção social,
enfermeiros, polícias ou outras pessoas sobre as formas de redução deste
problema. Produza uma Publicidade não comercial sobre as formas prevenção do
abuso sexual.
Observação: Respeite as características do texto,
apresente uma imagem para elucidar melhor as suas ideias.
Chave de
correcção
Exemplos de frases a produzir
1 a)
Estudei toda matéria sobre textos jornalísticos.
b) A
minha irmã está sob cuidados médicos.
c) Tira
os cadernos que estão de baixo da mesa.
d)
Estamos perante uma calamidade natural.
2a) Fomos para várias lojas.
c)
Comprei um lenço para você.
d)
Estou gripada desde sábado.
e)
Conversamos sobre o assunto.
f)
Todos são iguais perante a lei.
g)
Prefiro chá sem açúcar.
h)
Corremos até a escola.
i)
Após a
saída do professor, teremos um encontro.
3a) O Jorge não é um aluno estudioso como os
outros irmãos são.
b) Ainda que não goste de pescar, vou contigo
à pesca.
4 – a) conforme as orientações do CAA → oração subordinada comparativa
b) apesar de não ter chovido o suficiente → oração
subordinada concessiva
5. O texto deve respeitar as características
aprendidas sobre textos publicitários. Ex: ter um slogan, uso de frases com
figuras de estilo, etc.