Rendimento

  Rendimento

Designa-se por rendimento o resultado de uma atividade produtiva expressa em valores números ou em espécie. Isto é, o resultado de uma actividade de produção pode tomar a forma de números (dinheiro, nota na escola, etc) e de espécie (produtos). Contudo, para melhor entender esta definição, preste atenção nos exemplos que se seguem:

O João trabalhou durante um mês na fábrica de descasque de arroz. Como resultado do trabalho realizado por João durante um mês recebeu, recebeu um salário de 5000,00MT.  Logo, 5000,00 MT é o rendimento do João, expresso em valor monetário (dinheiro). Acreditamos que já compreendeu o significado de rendimento expresso em termos numéricos.

 

 

No exemplo que segue abaixo, veremos o rendimento expresso em espécie.

O senhor Carlos é um agricultor. Nas suas machambas produz amendoim. No fim da época agrícola do ano passado, consegui colheu 50 sacos de amendoim. Neste caso, os 50 sacos de amendoim, constituem o seu rendimento naquela época agrícola, expresso em espécie.

 

 

Caro estudante, esperamos que tenha perecido o conceito de rendimento nas suas diversas formas. Agora, você vai responder a actividade abaixo:

 Usos de rendimento

Estimado estudante, aprendeste anteriormente o significado de rendimento e as formas de sua expressão. Agora, você vai aprender os diferentes usos de rendimento.

O rendimento como resultado de uma actividade de produção expresso em valores números e em espécie pode ser usado para diferentes fins. Ele pode ser usado para o consumo imediato, para investimento e para poupança. Em baixo, explica-se com detalhes, cada uma das formas de usar o rendimento.


Consumo imediato de rendimento: consiste na utilização e aplicação do rendimento obtido, visando satisfazer as necessidades humanas, no momento ele foi recebido. Por exemplo: O senhor João, trabalhador da fábrica de descasque de arroz recebe o rendimento mensal de 5000.00MT. Logo que ele recebe o seu rendimento mensal, utiliza-o na sua totalidade para fazer o rancho de casa, pagar agua, energia e escola dos filhos. Numa situação como do senhor João, em que ele gasta ou aplica todo o seu salário, estamos perante um consumo imediato de rendimento.

 

Investimento: pode ser definido como sendo a aplicação de algum tipo do rendimento com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado.

 

A senhora Joana é vendedora de tomate no bairro. Durante a quadra festiva a sua carteira de clientes aumentou, tendo aumentado também as vendas e consequentemente os lucros (rendimentos). Observando o movimento naquele período, ela levou todo seu rendimento, isto é, seus lucros para comprar mais tomate, aumentando a quantidade que tinha na sua banca e que costumava comprar nos dias normais. Neste caso, a senhora Joana investiu o seu rendimento na aquisição de mais tomate, ampliando o seu volume de negócio.

 

Poupança: é o rendimento que não é consumido no momento em que é produzido. Também pode-se definir poupança como sendo retirar uma parte do rendimento total guardar para posterior utilização. Quando um trabalhador detém o seu rendimento, pode usar uma parte para custear as despesas de casa e guardar outra parte para consumo futuro. Logo estará a fazer poupança.

 

Voltando ao caso do senhor João, trabalhador da fábrica de descasque de arroz. Como se sabe, o rendimento mensal dele é de 5000,00MT. Neste rendimento, ele optava em tirar, gastava 4000,00MT com as despesas de casas, e 1000.00MT canaliza para o Xitique com os seus colegas de serviço. Neste caso, o senhor João faz uma poupança de 1000,00MT do seu rendimento mensal.


Você também pode fazer o seu plano de poupança. Suponhamos que você tem um rendimento mensal de 500, 00MT. Neste valor, você pode usar 400, 00MT para suas despesas diárias e guardar 100, 00MT. Assim, o seu plano de poupança será seguinte:

 

Meses

Valor a poupar

Janeiro

100

Fevereiro

100

Março

100

Abril

100

Maio

100

Junho

100

Julho

100

Agosto

100

Setembro

100

Outubro

100

Novembro

100

Dezembro

100

 

1000

 

Repara que, num período de ano você conseguiu poupar 1.000,00MT. Se você continuar a poupar vai mais dinheiro guardado e pode futuramente usá-lo para comprar muitas coisas que precisa. 

 Clube de poupança

Diferentes grupos de pessoas, por exemplo, entre vendedores ambulantes, engraxadores de sapatos, camponeses, vendedores de mercado, funcionários públicos adoptam formas de poupança que lhes permitem acumular um certo dinheiro para no futuro usarem para diferentes fins. Este grupo de pessoas forma o clube de poupança. É exemplo de clube de poupança geralmente mais conhecido em Moçambique é o Xitique.

 

O “Xitique”[i]

O “Xitique” é umas das formas de poupança mais comuns entre as comunidades em Moçambique. É constituído por um grupo de pessoas que acordam entregar as suas contribuições, numa base periódica de tempo e montante fixo. Isto significa que se o Xitique for entregue semanalmente, então por semana haverá um membro que recebe a contribuição de todos, incluindo a dele. Geralmente, no momento de entrega é celebrado uma cerimónia onde os membros e outros convidados podem cantar, dançar e divertir.

O membro que recebe o montante usa-o por exemplo para construir sua casa, ampliar seu negócio, comprar um meio de transporte, pagar despesas médicas, pagar propinas da escola e outras aplicações.

Caro estudante, você também pode juntar-se com os seus amigos, colegas da escola, primos e irmão e constituir um clube de poupança. Para tal, você precisa prestar atenção nos passos abaixo mencionados:

1.      Apresentar a ideia de criação de um clube de poupança aos seus amigos, colegas, primos ou irmãos e convidá-los para aderirem.

2.      Marcar um encontro com todos que desejam fazer parte do clube para apresentar e discutir os objectivos de criação do clube, o valor e a periodicidade da contribuição, assim como eleger o representante do grupo.

3.     Por fim, implementar a poupança, tirando os valores acordados no período de tempo definido.

 

1.1.4.  Importância de poupar  

Tal como aprendeu que poupar consiste em guardar uma parte do seu rendimento para usar futuramente. Você de estar a se perguntar, o por quê e para quê deixar dinheiro para usar futuramente.

Você precisa sim de poupar algum dinheiro dos seus rendimentos como forma de garantir e tenha sempre dinheiro para sustentar aquelas despesas imprevistas, como doenças, entre outras.

Poupar é importante porque permite acumular dinheiro para comparar aquele bem ou pagar aquele serviço que o nosso rendimento não seria suficiente para pagar de uma única vez. Para além disso, poupar ajuda a evitar gastos desnecessários, pois, permite que você um faca uma lista das suas despesas básicas e importantes semanais ou mensais, para quando o dinheiro chegar saber separar uma parte para as despesas e a outra para poupar. Em geral poupar ajuda:

·         Adquirir bens ou custear despesas futuras;

·         Acumular reservas que façam frente a períodos de dificuldades;

·         Garantir uma reforma digna;

·         Abrir um negócio próprio; e

·         Obter em algum momento independência financeira;

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui