Os movimentos da terra (rotação e translação)

 Os movimentos da terra (rotação e translação)

A Terra é um astro em movimento no espaço e possui  14 movimentos. Neste momento dois (2) é que interessam no ramo de Geografia – rotação e translação. 

Movimento de rotação é o movimento que a Terra executa em torno do seu eixo imaginário que passa pelos pólos. Este movimento é feito no sentido Oeste-leste num período de 24 hora (1 dia).

As consequências do movimento de rotação da Terra
Sucessão de dias e noites
Movimento aparente diurno do Sol
Abaulamento da Terra na região equatorial
Achatamento da Terra nos pólos devido a acção da força centrífuga
A circulação dos ventos e das correntes marítimas 
A força de Coriolis ocasiona um desvio dos ventos e das correntes marítimas para a direita do observador no hemisfério Norte e para a esquerda do observador no hemisfério Sul.
Movimento de translação é o movimento que a Terra executa em torno do sol num período aproximado de 365 dias, 5/6 horas, 48 minutos e 48 segundos.

A trajectória descrita pela Terra no seu movimento de translação chama-se órbita.
As consequências do movimento de translação da Terra
Sucessão das estações do ano
Plano da eclítica solar
Distribuição desigual da luz e calor na Terra conforme a época do ano. 
Solstícios e os equinócios 
Variação da altura do sol
Desigualdade de duração dos dias e noites

A importância do estudo do Universo
O estudo do Universo permite saber que o nosso Sistema Solar pertence a Via Láctea, uma das galáxias do Universo. De referir que existem milhares de planetas e satélites fora do nosso Sistema Solar. Os estudos, recentemente feitos comprovam que foram descobertos outros Sistemas Solares (planetas que giram em torno de cada Sol).
O Homem durante vários séculos caminhava sob orientação de astros. Há inúmeras razões de estudo do Universo que estão ligadas à sobrevivência da humanidade, como: a influência do sol e da camada de ozono no clima e na vida na Terra, da lua sobre as marés, dos ventos sobre as águas dos oceanos e lagos, do movimento da rotação da Terra nas correntes marítimas, do movimento de translação nas estações do ano, na análise dos fenómenos que interferem no aquecimento global por efeito de estufa causado pela poluição, quedas de meteoritos e nas comunicações via satélites.

Relembra o que aprendeu na Unidade - 1
A Terra o terceiro planeta do Sistema Solar, a cerca de 150 milhões de quilómetros de distância. Recebendo o calor de sol na medida certa para permitir a existência de água no estado líquido, sem a qual a vida seria impossível. O sistema Solar localiza-se num dos braços da Via Láctea, a nossa galáxia.
Os planetas mais próximos do Sol são demasiado quentes para os seres vivos e os mais distantes são demasiado frios.
A Terra é o único planeta com condições de albergar vida. A cada dia que passa, descobrem-se novos exoplanetas (planetas localizados fora do Sistema Solar). Actualmente, foram descobertos planetas rochosos com tamanho da Terra e orbitando estrelas parecidas com Sol à distância certa, para albergar vida (planetas habitáveis) embora haja algumas incertezas.
A existência da água em abundância é condição necessária para a manutenção da vida. A água constitui entre 70% e 90% do peso corporal dos seres vivos e é um dos constituintes dos ambientes da terra.
Agora vamos realizar as seguintes actividades da nossa lição

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui