Modo verbal

 1. Modo verbal é a forma como é encarado o facto anunciado pelo verbo. Assim, o verbo pode estar nos modos indicativo, conjuntivo, imperativo, condicional e infinitivo. Nesta lição vamos apenas falar dos modos indicativo e conjuntivo.

a) Modo indicativo indica que o facto anunciado pelo verbo é real ou verdadeiro.

Exemplos: Todo o individuo tem o direito à vida.

                 Os Estados Democráticos fazem cumprir as leis.

Os verbos “ter e fazer” indicam um facto real ou verdadeiro.

     b) Modo conjuntivo indica que o facto é um desejo ou possibilidade.

Exemplo: Todo o cidadão espera que todos os Estados tenham condições para a aplicação dos Direitos do Homem) 

Os verbos “fazer”/ter (na segunda frase) exprimem um desejo do cidadão em relação ao cumprimento dos Direitos do Homem pelos Estados.

Muito bem, já sabe diferenciar o sentido do modo indicativo do sentido do modo conjuntivo. Agora vai aprender o conceito de verbos irregulares e como conjugá-los. 


Verbos irregulares são aqueles que sofrem alteração do radical ou nas suas terminações. Por exemplo, o verbo dizer (tem como radical diz-) muda seu radical ao ser conjugado, por exemplo no presente do indicativo: digo, disser, direi…

O verbo dar apresenta alteração na sua terminação: dou, dás, dá…

Exemplos de outros verbos irregulares: ser, estar, haver, pôr, saber, poder, medir, fazer, vir, trazer, querer, pedir, ouvir, caber, nascer, e outros.

Para melhor compreender a lição observa as formas dos verbos poder, fazer e dar, nas frases seguintes:

A1 – Um indivíduo pode ter duas nacionalidades.

A2 - Eu não pude reclamar o direito à nacionalidade, porque não tinha a certidão comprovativa do meu registo de nascimento.

A3 – Se eu pudesse participar em palestras sobre a divulgação dos direitos humanos ajudaria a difundir os direitos e deveres do cidadão. 

B1 – Nos últimos dias, fiz um trabalho de divulgação dos direitos do homem na minha comunidade. Espero que você também faça o mesmo. 

B2 – Seria bom se todos os países fizessem a divulgação da Declaração.

C1 – A Declaração Universal dos Direitos do Homem deu os mesmos direitos aos homens e às mulheres. No entanto, ainda hoje, muitos homens dão pouca importância aos direitos da mulher.     

C2 – Quem me dera se todos os países dessem oportunidade aos cidadãos de usufruir dos seus direitos. 

Percebeu, certamente, que as formas dos verbos poder, fazer e dar sofreram alterações do radical ou nas suas terminações. 

Agora presta atenção nas tabelas das conjugações dos verbos propostos nos modos indicativo e conjuntivo. 

Verbo dar - modo indicativo

Presente

Futuro

Pretérito imperfeito

Pretérito perfeito

Pretérito mais-que-perfeito

Eu dou

Tu dás

Ele/ela/você dá

Nós damos

Vós dais

Eles/elas/vocês dão 

Eu darei

Tu darás

Ele/ela/você dará

Nós daremos

Vós dareis

Eles/elas/vocês darão

Eu dava

Tu davas

Ele/ela/você dava

Nós dávamos

Vós dáveis

Eles/elas/vocês davam

Eu dei

Tu deste

Ele/ela /você deu

Nós demos

Vós destes

Eles/elas/vocês deram

Eu dera

Tu deras

Ele/ela dera/você

Nós déramos

Vós déreis

Eles/elas/vocês deram


Verbo dar – modo conjuntivo

Presente

Futuro

Pretérito imperfeito

Que eu dê

Que tu dês

Que ele/ela/você dê

Que nós dêmos

Que vós deis

Que eles/elas/vocês/ dêem

Se/quando eu der

Se/ quando tu deres

Se/quando ele/ela/você der

Se/ quando nós dermos

Se/ quando vós derdes

Se/quando eles/elas/vocês derem

Se eu desse

Se tu desses

Se ele/ela/você desse

Se nós déssemos

Se vós désseis

Se eles/elas/vocês dessem

 

Verbo Fazer - modo indicativo

Presente

Futuro

Pretérito imperfeito

Pretérito perfeito

Pretérito mais-que-perfeito

Eu faço

Tu fazes

Ele/ela/você faz

Nós fazemos

Vós fazeis

Eles/elas/vocês fazem

Eu farei

Tu farás

Ele/ela/você fará

Nós faremos

Vós fareis

Eles/elas/vocês farão

Eu fazia

Tu fazias

Ele/ela/você fazia

Nós fazíamos

Vós fazíeis

Eles/elas/vocês faziam

Eu fiz

Tu fizeste

Ele/ela/você fez

Nós fizemos

Vós fizestes

Eles/elas/vocês fizeram

Eu fizera

Tu fizeras

Ele/ela/você fizera

Nós fizéramos

Vós fizéreis

Eles/elas/vocês fizeram

 

Verbo fazer - modo conjuntivo

Presente

Futuro

Pretérito imperfeito

Que eu faça

Que tu faças

Que ele/ela/você faça

Que nós façamos

Que vós façais

Que eles/elas/vocês  façam

Se/quando eu fizer

Se/quando tu fizeres

Se/quando ele/ela/você fizer

Se/quando nós fizermos

Se/quando vós fizerdes

Se/quando eles/elas/vocês  fizerem

Se eu fizesse

Se tu fizesses

Se ele/ela/você fizesse

Se nós fizéssemos

Se vós fizésseis

Se eles/elas/vocês  fizessem

 


Presente

Futuro

Pretérito imperfeito

Pretérito perfeito

Pretérito mais-que-perfeito

Eu posso

Tu podes

Ele/ela/você pode

Nós possamos

Vós possais

Eles/elas/vocês podem

Eu poderei

Tu poderás

Ele/ela/você poderá

Nós poderemos

Vós podereis

Eles/elas/vocês poderão

 

Eu podia

Tu podias

Ele/ela/você podia

Nós podíamos

Vós podíeis

Eles/elas/vocês podiam

 

Eu pude

Tu pudeste

Ele/ela/você pôde

Nós pudemos

Vós pudestes

Eles/elas/vocês puderam

Eu pudera

Tu puderas

Ele/ela/você pudera

Nós pudéramos

Vós pudéreis

Eles/elas/vocês puderam



 

Modo conjuntivo

Presente

Futuro

Pretérito imperfeito

Que eu possa

Que tu possas

Que ele/ela/você possa

Que nós possamos

Que vós possais

Que eles/elas/vocês possam

Se/quando eu puder

Se/quando tu puderes

Se/quando ele/ela/você puder

Se/quando nós pudermos

Se/quando vós puderdes

Se/quando eles/elas/vocês puderem

Se eu pudesse

Se tu pudesse

Se ele/ela/você pudesse

Se nós pudéssemos

Se vós pudésseis

Se eles/elas/vocês pudessem

 

 

 

 

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui