Elementos a ter em conta no controlo da qualidade
Elementos a ter em conta no controlo da qualidade
Para que a qualidade dum produto ou serviço possa ser verificada e confirmada por diferentes pessoas, são estabelecidos padrões ou especificações.
Assim, no controlo de qualidade de seus produtos, você deverá verificar regularmente, através de inspecções, o seguinte:
• A qualidade de todas as matérias-primas e outros factores de produção como máquinas, equipamento e mão-de-obra qualificada;
• Controlar regularmente os produtos antes de os enviar aos clientes; e
• Procurar fazer alguns controlos pessoalmente.
Para melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços, exige tanto a você como aos empregados um total compromisso e envolvimento.
Embalagem
A embalagem é um factor de qualidade que você deve tomar em consideração no desenho do produto.
Embalar refere-se a embrulhar, acondicionar, encher ou comprimir os artigos para evitar que sejam estragados, partidos, tenham fugas, sejam roubados, contaminados, etc. no processo de transporte, armazenagem e utilização. Embalar também ajuda a tornar os artigos fáceis de manusear e também os torna mais atractivos para o cliente.
Importância da embalagem
A importância das embalagens compreende:
• Protecção e preservação dos produtos;
• Permitir fácil transporte e manuseamento;
• Permitir a promoção e propagando do produto;
• Facilitar a venda dos produtos por tamanhos e facilitar a entrega; e
• Permitir escrever instruções ou fixar rótulos.
Indicadores de desempenho do processo de produção
Você pode avaliar o desempenho do processo de produção da sua empresa verificando o seguinte:
• Grau de utilização da capacidade instalada em termos de terreno, construções de edifícios, equipamentos e a mão-de-obra empregue;
• Grau de eficiência ou produtividade de equipamentos, empregados e mesmo as instalações comparado com aquilo que se considera normal ou padrão;
• Grau de realização de padrões de qualidade estabelecidos. Exemplos, menos reclamações de clientes, devolução de produtos, produtos defeituoso; e
• Grau de desperdício produzido pela empresa. Neste caso quando menos for a produção de desperdício, melhor desempenho tem o processo de produção
Higiene e segurança no trabalho
Higiene no trabalho
Higiene no trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visam à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas e ao ambiente físico onde são executadas.
A higiene no trabalho tem carácter eminentemente preventivo, pois objetiva a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que os trabalhadores contraiam doenças. Para tal, é preciso:
• Manter as instalações e todo equipamento da sua empresa sempre limpo;
• Lavar ou exigir que os trabalhadores lavem o fardamento regularmente; e
• Ter casas de banhos limpos e locais para os trabalhadores passar refeições;
Segurança no trabalho
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente, seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implementação de práticas preventivas.
Por exemplo, os pedreiros, engenheiros e outras pessoas que trabalham na construção de casas devem estar devidamente fardados, com luvas, botas, chapéu de proteção, cintos de segurança, entre outros equipamentos. Em alguns ambientes de trabalhos é obrigatório a existência de extintores para combater incêndios, assim como criar sinalizações nos diversos compartimentos da empresa. Estas, são algumas medidas que visam garantir a segurança no trabalho.
Os trabalhadores são obrigados a usar um equipamento de protecção individual em conformidade com os riscos associados com o trabalho que estiver a realizar.