Elementos a ter em conta no controlo da qualidade

 Elementos a ter em conta no controlo da qualidade

Para que a qualidade dum produto ou serviço possa ser verificada e confirmada por diferentes pessoas, são estabelecidos padrões ou especificações. 

Assim, no controlo de qualidade de seus produtos, você deverá verificar regularmente, através de inspecções, o seguinte:

A qualidade de todas as matérias-primas e outros factores de produção como máquinas, equipamento e mão-de-obra qualificada;

Controlar regularmente os produtos antes de os enviar aos clientes; e

Procurar fazer alguns controlos pessoalmente.

Para melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços, exige tanto a você como aos empregados um total compromisso e envolvimento.

Embalagem

A embalagem é um factor de qualidade que você deve tomar em consideração no desenho do produto.

Embalar refere-se a embrulhar, acondicionar, encher ou comprimir os artigos para evitar que sejam estragados, partidos, tenham fugas, sejam roubados, contaminados, etc. no processo de transporte, armazenagem e utilização. Embalar também ajuda a tornar os artigos fáceis de manusear e também os torna mais atractivos para o cliente. 


Importância da embalagem

A importância das embalagens compreende: 

Protecção e preservação dos produtos; 

Permitir fácil transporte e manuseamento;

Permitir a promoção e propagando do produto;

Facilitar a venda dos produtos por tamanhos e facilitar a entrega; e

Permitir escrever instruções ou fixar rótulos.


Indicadores de desempenho do processo de produção

Você pode avaliar o desempenho do processo de produção da sua empresa verificando o seguinte:

Grau de utilização da capacidade instalada em termos de terreno, construções de edifícios, equipamentos e a mão-de-obra empregue;

Grau de eficiência ou produtividade de equipamentos, empregados e mesmo as instalações comparado com aquilo que se considera normal ou padrão;

Grau de realização de padrões de qualidade estabelecidos. Exemplos, menos reclamações de clientes, devolução de produtos, produtos defeituoso; e

Grau de desperdício produzido pela empresa. Neste caso quando menos for a produção de desperdício, melhor desempenho tem o processo de produção


Higiene e segurança no trabalho

Higiene no trabalho

Higiene no trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visam à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas e ao ambiente físico onde são executadas.


A higiene no trabalho tem carácter eminentemente preventivo, pois objetiva a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que os trabalhadores contraiam doenças. Para tal, é preciso: 

Manter as instalações e todo equipamento da sua empresa sempre limpo; 

Lavar ou exigir que os trabalhadores lavem o fardamento regularmente; e

Ter casas de banhos limpos e locais para os trabalhadores passar refeições;                                   

Segurança no trabalho

A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente, seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implementação de práticas preventivas.

Por exemplo, os pedreiros, engenheiros e outras pessoas que trabalham na construção de casas devem estar devidamente fardados, com luvas, botas, chapéu de proteção, cintos de segurança, entre outros equipamentos. Em alguns ambientes de trabalhos é obrigatório a existência de extintores para combater incêndios, assim como criar sinalizações nos diversos compartimentos da empresa. Estas, são algumas medidas que visam garantir a segurança no trabalho. 

Os trabalhadores são obrigados a usar um equipamento de protecção individual em conformidade com os riscos associados com o trabalho que estiver a realizar.

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