Definição de marketing

 Definição de marketing

Marketing é um processo que consiste em procurar saber quem são os seus clientes, quais são as suas necessidades e preferências e como atraí-los e deixá-los satisfeitos.

Em suma os profissionais de marketing duma empresa procuram saber, quais são os clientes da empresa; o que eles gostam; em que quantidades eles consumem o que gostam; onde residem; o valor que eles estão dispostos a apagar por determinado bem ou serviço. Ao conhecer todos estes aspectos, irão orientar a empresa a produzir um produto certo para a pessoa certa e a hora e locais certos. 

Importância de marketing

O marketing é muitíssimo importante para o sucesso das empresas e negócios, pois, permite que as empresas satisfaçam as necessidades e os desejos dos clientes e ao mesmo tempo que satisfazem os objectivos da empresa.

Quando os clientes ficam satisfeitos com os bens e serviços da empresa, sempre regressam e compram na sua empresa. Falam aos amigos e a outras pessoas sobre os produtos que você vende e a sua empresa ganha mais clientes e consequentemente aumenta os lucros da empresa.

Elementos de marketing

No marketing existe 4 elementos a ter em conta. Estes elementos são também chamados de marketing mix. São eles: o produto, a praça, o preço e a promoção. Repara que, todos elementos começam com a letra “P”, razão pela qual são também chamados de 4P de marketing. A tabela a seguir, descreve os elementos de marketing.


Produto

Produto refere-se as características do produto em termos de qualidade, marca, embalagem, garantias, assistência técnica, benefícios, entre outros.

Para desenvolver os produtos da sua empresa, você deve saber antes, que será seu cliente, seus gostos e preferências, que quantidades e qualidades compra. Assim, vai ser fácil definir as características dos produtos para satisfazer os consumidores.  

Praça

Praça tem a ver com os canais de distribuição dos produtos da empresa, cobertura geográfica, pontos de venda, quantidade de stock, e transporte.

Para tal, é preciso, saber onde os seus clientes se encontram ou quais são os lugares que mais frequentam. Ao conhecer estes elementos, vai ser fácil definir os canais de distribuição dos produtos, levando sempre para onde os clientes se encontram.    

Preço

O preço refere ao dinheiro que o cliente tem que pagar para, em troca receber bens e serviços. É preciso que define o preço para os seus bens e serviços, descontos ou reduções, condições de pagamento.

Para a definição de preço, é preciso tomar em consideração, o valor que os clientes estão dispostos a pagar e os custos de produção.

Promoção

Promoção tem a ver em como vai fazer para que os seus produtos sejam conhecidos no mercado. Geralmente a promoção consiste em publicidade, anúncios na radio, televisão e jornal, cartazes, e organização de eventos de vendas nos lugares de maior concentração populacional.

Para definir que tipo de meio deve usar para promover os seus produtos, precisa saber onde o seu cliente costuma frequentar, se assiste ou escuta televisão ou radio, se lê jornal.

 Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é elemento importante e vital dos negócios. Um cliente bem atendido, sempre volta e pode trazer outros clientes. Enquanto um cliente mal atendido não volta, e pode fazer com outros clientes não venham comprar os seus produtos.

Para melhor atender os seus clientes, precisa prestar atenção nos seguintes elementos:

  • Cumprimentar os clientes e, tratá-los pelos seus nomes, sempre que possível;
  • Procurar ouvir ou escutar o que o cliente quer ou está dizendo;
  • Aconselhar e oferecer produtos e serviços adequados;
  • Quando já estiver a atender um cliente e chegarem outros, cumprimente os clientes que estão à espera e diga-lhes que vai atendê-los a seguir;
  • Seja educado para com os clientes. Isto faz com que os clientes se sintam bem-vindos e gostem de visitar a seu empreendimento. O sorriso e a amabilidade não custam nada mas granjeiam simpatia;
  • Apresente-se limpo e apresentável;
  • Seja paciente, dê aos clientes tempo para fazer perguntas e decidir o que querem comprar;
  • Não discuta com os clientes. Permita-lhes que digam não, se não quiserem o produto e pergunte-lhes o que querem;
  • Agradeça aos clientes por virem à sua empresa mesmo se não compraram os seus produtos; e
  • Conhecer os produtos e como vendê-los. Os clientes podem fazer muitas perguntas sobre como funcionam os produtos ou como podem ser usados.


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