Definição de marketing
Definição de marketing
Marketing
é um processo que consiste em procurar saber quem são os seus clientes, quais
são as suas necessidades e preferências e como atraí-los e deixá-los
satisfeitos.
Em
suma os profissionais de marketing duma empresa procuram saber, quais são os
clientes da empresa; o que eles gostam; em que quantidades eles consumem o que
gostam; onde residem; o valor que eles estão dispostos a apagar por determinado
bem ou serviço. Ao conhecer todos estes aspectos, irão orientar a empresa a
produzir um produto certo para a pessoa certa e a hora e locais certos.
Importância de marketing
O marketing é muitíssimo importante
para o sucesso das empresas e negócios, pois, permite que as empresas
satisfaçam as necessidades e os desejos dos clientes e ao mesmo tempo que
satisfazem os objectivos da empresa.
Quando
os clientes ficam satisfeitos com os bens e serviços da empresa, sempre regressam
e compram na sua empresa. Falam aos amigos e a outras pessoas sobre os produtos
que você vende e a sua empresa ganha mais clientes e consequentemente aumenta
os lucros da empresa.
Elementos de marketing
No
marketing existe 4 elementos a ter em conta. Estes elementos são também
chamados de marketing mix. São eles: o produto, a praça, o preço e a promoção.
Repara que, todos elementos começam com a letra “P”, razão pela qual são também
chamados de 4P de marketing. A tabela a seguir, descreve os elementos de
marketing.
Produto |
Produto
refere-se as características do produto em termos de qualidade, marca,
embalagem, garantias, assistência técnica, benefícios, entre outros. Para
desenvolver os produtos da sua empresa, você deve saber antes, que será seu
cliente, seus gostos e preferências, que quantidades e qualidades compra.
Assim, vai ser fácil definir as características dos produtos para satisfazer
os consumidores. |
Praça |
Praça tem
a ver com os canais de distribuição dos produtos da empresa, cobertura
geográfica, pontos de venda, quantidade de stock, e transporte. Para tal,
é preciso, saber onde os seus clientes se encontram ou quais são os lugares
que mais frequentam. Ao conhecer estes elementos, vai ser fácil definir os
canais de distribuição dos produtos, levando sempre para onde os clientes se
encontram. |
Preço |
O preço
refere ao dinheiro que o cliente tem que pagar para, em troca receber bens e
serviços. É preciso que define o preço para os seus bens e serviços,
descontos ou reduções, condições de pagamento. Para a
definição de preço, é preciso tomar em consideração, o valor que os clientes
estão dispostos a pagar e os custos de produção. |
Promoção |
Promoção
tem a ver em como vai fazer para que os seus produtos sejam conhecidos no
mercado. Geralmente a promoção consiste em publicidade, anúncios na radio,
televisão e jornal, cartazes, e organização de eventos de vendas nos lugares
de maior concentração populacional. Para
definir que tipo de meio deve usar para promover os seus produtos, precisa
saber onde o seu cliente costuma frequentar, se assiste ou escuta televisão
ou radio, se lê jornal. |
O atendimento ao cliente é
elemento importante e vital dos negócios. Um cliente bem atendido, sempre volta
e pode trazer outros clientes. Enquanto um cliente mal atendido não volta, e
pode fazer com outros clientes não venham comprar os seus produtos.
Para melhor atender os seus
clientes, precisa prestar atenção nos seguintes elementos:
- Cumprimentar os clientes e, tratá-los pelos seus
nomes, sempre que possível;
- Procurar ouvir ou escutar o que o cliente quer ou está
dizendo;
- Aconselhar e oferecer produtos e serviços adequados;
- Quando já estiver a atender um cliente e chegarem
outros, cumprimente os clientes que estão à espera e diga-lhes que vai
atendê-los a seguir;
- Seja educado para com os clientes. Isto faz com que os
clientes se sintam bem-vindos e gostem de visitar a seu empreendimento. O
sorriso e a amabilidade não custam nada mas granjeiam simpatia;
- Apresente-se limpo e apresentável;
- Seja paciente, dê aos clientes tempo para fazer
perguntas e decidir o que querem comprar;
- Não discuta com os clientes. Permita-lhes que digam
não, se não quiserem o produto e pergunte-lhes o que querem;
- Agradeça aos clientes por virem à sua empresa mesmo se
não compraram os seus produtos; e
- Conhecer os produtos e como vendê-los. Os clientes
podem fazer muitas perguntas sobre como funcionam os produtos ou como
podem ser usados.