A Rádio

A Rádio

O estimado estudante deve estar a observar que, ainda hoje, mesmo com os avanços tecnológicos a Rádio continua a desempenhar um papel fundamental na informação e comunicação devido ao seu maior raio de cobertura assim como os custos acessíveis para a sua aquisição. E agora pode estar a questionar-se como e onde é que surgiu? Quem inventou? E qual era finalidade nessa altura?

Rádio é um recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação bidireccional de dados e informações previamente codificadas em sinal electromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.

A Rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação da Rádio, tendo em vista que Marconi usou 19 patentes de Tesla no seu projecto.

Na mesma época em 1983, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiencias feitas em Porto Alegre, onde ficava a sua Paróquia. Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o Morro Santa Teresa.

A primeira emissão de Rádio em Moçambique foi transmitida no dia 18 de Março de 1933, por iniciativa dum grupo de amantes de rádio residentes na antiga colónia portuguesa.

Nesta data, considerada a da radiodifusão em Moçambique, passa-se em revista a história da rádio no país, cuja primeira designação foi Grémio dos Radiófilos de Moçambique e a primeira sede foi instalada num prédio denominado JA ASSAM (onde hoje  funciona o Centro de Estudos Brasileiros), tendo o aumento dos horários e da programação obrigado a mudança das instalações, passando da Av. da República (hoje Av. 25 de Setembro) para a Rua Araújo (hoje Rua de Bagamoyo).

Pouco tempo depois fruto da contribuição dos ouvintes foi construído o actual Edifício Sede da Rádio, passando  a chamar-se Rádio Clube de Moçambique, uma designação que se mantém até 2 de Outubro de 1975. 

Fruto das nacionalizações ocorridas na altura criou-se a Rádio Moçambique, uma fusão das rádios então existentes, nomeadamente Rádio Clube de Moçambique, Voz de Moçambique, Emissora do Aero Clube da Beira e Rádio PAX. Durante muitos anos a RM funcionou como Empresa do Estado, tendo passado a Empresa Pública a 16 de Junho de 1994.

Para além de programas da Antena Nacional (a estação-mãe, que emite em língua portuguesa), os emissores provinciais emitem ainda programas de sua produção em mais de uma dezena de línguas africanas. Usa nos seus sloganes a sigla RM, muitas vezes traduzida por “DoRovuma ao Maputo". 

Na cidade de Maputo, a Rádio Moçambique opera ainda a Rádio Cidade, uma emissora em frequência modulada (FM), virada para o entretenimento, a RM Desporto e a Maputo

Corridor Rádio, uma emissão em língua inglesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui