COLHEITA E ARMAZENAMNETO

Definição de colheita

Já deves ter ti apercebido que toda a gente gosta de ir à machamba tirar milho, ou subir numa árvore arrancar um fruto. Essa actividade recebe o nome de colheita. Vamos agora perceber quando e como é que a colheita deve ser feita.

Colheita é a última fase dos trabalhos agrícolas e consiste na recolha de todo produto cultivado. A colheita deve ser feita quando a cultura atinge a maturação ou completa o ciclo vegetativo. A maturação pode ser biológica ou técnica.

Maturação biológica é aquela em que os furtos amadurecem naturalmente na própria planta, como por exemplo na cultura do arroz, milho e outras culturas.

Maturação técnica é aquela em que o agricultor entende fazer antes do tempo, ou seja, os produtos são colhidos verdes ou semi-maduros, muitas vezes motivado por questões comerciais, como acontece na cultura de tomate, maçaroca, citrinos e outras culturas.

Tipos de colheita

A colheita pode ser manual ou mecânica.

Colheita manual é feita com base na mão, com a ajuda de alguns instrumentos tais como: foice, enxada, catana, tesoura, etc.

A colheita manual apresenta as seguintes vantagens: não precisa de mão-de-obra qualificada, é possível em terrenos de difícil acesso para máquinas e pode ser aplicada em culturas de maturação escalonada. Porém, tem as desvantagens de precisar de muita mão-de-obra, de ser lenta e reduzir a qualidade da colheita.

Colheita manual

Colheita mecânica é feita com recurso a máquinas especializadas. Estas máquinas são chamadas de auto-combinadas. Este tipo de colheita tem a vantagem de conferir maior rapidez à colheita e de garantir uma boa colheita, mas precisa de uma mão-de-obra qualificada e possui custos muito elevados.

Época de colheita

A época de colheita depende da época de sementeira e do ciclo vegetativo da planta. Algumas culturas têm um ciclo vegetativo mais longo que as outras, por isso não podemos determinar exactamente a época da colheita.

Fonte: A mesma citada nas figuras acima representadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui