TÉCNICAS DE CULTIVO

Técnicas de cultivo

Para além das práticas culturais estudadas nas primeirás lições desta unidade, existem outras técnicas específicas de determinadas culturas, que contribuem para um bom crescimento das plantas. Dentre elas, destacam-se o desbaste, amontoa, monda, tutoragem, retancha e poda. Vamos agora perceber em que consistem estas técnicas.

Amontoa e desbaste

Amontoa é uma operação agrícola que consiste em amontoar e juntar terra ao redor da planta, com o objectivo de melhorar a estabilidade da planta, facilitar a absorção de nutrientes e o desenvolvimento das raízes. 

Esta prática é comum na cultura de tubérculos (mandioca, batata reno, batata doce, etc).

Desbaste é uma técnica agrícola que consiste em diminuir a densidade ou número de plantas que estejam em excesso, ou que não tenham um desenvolvimento harmonioso ou saudável. Esta técnica é frequente na cultura do milho.

Monda e Tutoragem

Monda é uma prática cultural que consiste em eliminar as ervas daninhas com as mãos e é típica da cultura do arroz.

Tutoragem consiste em colocar estacas (tutores) ao lado da planta, com a finalidade de manter a verticalidade da planta e evitar que os frutos toquem no chão, correndo risco de contaminação e apodrecimento. Esta prática é feita na cultura do tomateiro.

Retancha e poda

Retancha é uma técnica que tem como objectivo substituir plantas mortas ou não germinadas, numa dada cultura.

Poda consiste em eliminar alguns ramos com algum dos diversos problemas de má formação, com o objectivo de proporcionar um equilíbrio fisiológico e garntir desenvolvimento de quantidade e qualidade dos frutos. A poda é muito utilizada na fruticultura.

Distinguem-se quatro tipos de poda, nomeadamente: poda de formação, de frutificação, de saneamento e de regeneração.

A poda de formação tem o objectivo de dar uma forma à planta, que facilite a colheita no futuro.

A poda de frutificação visa preparar a planta para uma melhor frutificação.

A poda de saneamento destina-se a eliminar ramos mal formados, inúteis ou doentes, para melhorar a produção em quantidade e qualidade dos frutos.

Poda de regeneração tem em vista renovar as plantas velhas ou abandonadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui