Tipos de fontes históricas

Tipos de fontes históricas

Os historiadores usam fontes históricas para reconstituírem a História das sociedades. As fontes históricas dividem-se em três tipos a saber:fontes orais, fontes materiais ou arqueológicas e fontes escritas.

Fontes orais - são narrativas transmitidas oralmente de geração em geração ou são testemunhos de pessoas que viveram factos do passado. O conhecimento destes factos é detido pelos mais velhos que se reconhece autoridade para transmitir os factos históricos do passado. São exemplos de fontes orais as lendas, os mitos, as fábulas, os contos, as canções populares, as crenças, os usos e costumes.

A figura acima mostra um historiador a buscar informações de uma fonte oral.
Fontes materiais ou arqueológicas – são vestígios ou marcas do passado deixadas pelos antepassados que nos permitem reconstituir a História da sociedade. 
O conhecimento destas fontes se apoia na arqueologia. São exemplos de fontes materiais ou arqueológicasas ossadas, os utensílios domésticos, os monumentos, as gravuras, as esculturas, os vestuários, as rochas, as ruínas de construções antigas, os barcos, as armas, as moedas antigas, etc, tudo o que os homens fizeram e usaram no passado.

O que são fontes escritas e quais são?
Fontes escritas – são todos os documentos escritos. Este tipo de fontes surge com a invenção da escrita. São exemplos de fontes escritas as leis, os jornais, os livros, as revistas, os diários, as escrituras, os contratos, as placas comemorativas, etc.
A interpretação das fontes escritas, às vezes é complexa porque exige o conhecimento das varia das escritas que os homens inventaram e utilizaram para registar o seu dia-a-dia, como a escrita hieroglífica (dos egípcios), a escrita cuneiforme (dos sumérios), a escrita chinesa e outras que chegaram aos nossos dias.As figuras abaixo revelam imagens de fontes escritas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui