DISCURSO RELATADO

 Discurso Relatado

Caro estudante, estamos diante do processo de comunicação. Lembre-se dos componentes que envolvem o processo de comunicação, aqui vamo-nos cingir a alguns deles. Não podemos falar do discurso relatado sem o próprio relato. Incorporemos o nosso contexto numa narrativa: as falas das personagens podem ser reproduzidas, através de dois processos diferentes o discurso directo e indirecto. O discurso relatado é muito importante na transmissão do recado.

Discurso Relatado é a incorporação da narração no diálogo mediante uma forte relação de subordinação estabelecida entre a frase reproduzida e a frase introdutora. O discurso relatado é a forma tradicional da designação do discurso indirecto. O discurso indirecto surge em oposição ao discurso directo

Discurso directo é a reprodução exacta da fala da personagem, que pode ser antecedida ou seguida de um verbo do tipo dizer, perguntar, afirmar, responder, declarar, etc. exemplo:

O Padre disse: - Puxa, Baltazar!

Puxa, Baltazar! – disse o Padre.

Quando a fala da personagem é integrada no discurso do narrador, estamos perante um discurso relatado (discurso indirecto).

Exemplo: O Padre disse a Baltazar que puxasse.

Evidentemente para usar o discurso relatado, terá que alterar a fala da personagem a nível da pessoa, dos tempos e modos verbais e também a nível de alguns advérbios, determinantes

E pronomes.

Exemplo: Discurso Directo: Ele disse: vou viajar amanhã neste avião.

Discurso relatado (discurso indirecto): Ele disse que ia viajar no dia seguinte naquele avião

Para as regras de transposição de um discurso para outro, reveja no primeiro módulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui