Sistema Operativo Windows e sua evolução

 Sistema Operativo Windows e sua evolução

Hoje em dia é imprescindível falar de um computador sem falarmos do Sistema Operativo e neste caso o Windows devido a sua popularidade no mercado. Mas afinal o que é Windows e porque é que assim se chama?

O Windows é um ambiente gráfico que surgiu com uma nova maneira de trabalho visto que se abandonavam as interfaces até então existentes em modo de texto, para um interface gráfica. Com o Windows é fácil iniciar e trabalhar com aplicativos, executar mais de um aplicativo simultaneamente, transferir informações entre eles, organizar e gerir os ficheiros que se criarem, sem restrições.

No Windows a área de trabalho (Desktop) exibe todo o trabalho em áreas rectangulares chamadas janelas, daí a designação Windows. Organizamos as janelas na área de trabalho do mesmo modo que movemos os objectos numa mesa. Podemos minimizar (fechar temporariamente) uma aplicação enquanto a outra está a correr.

Em seguida vamos mostrar a evolução do Windows ao longo do tempo.

 Windows 1.01 (1985) 

Lançado oficialmente no dia 20 de Novembro de 1985. 

Windows 2.03 (1987) 

Lançado dois anos após o 1.01, o novo sistema tirava vantagem dos novos processadores 286/386.

Windows 3.0 (1990) 

Com um salto incrível no padrão gráfico (em relação ao 2.86), Ele foi lançado no dia 22 de Maio de 1990. 

Windows 3.1 (1992)

Esta versão foi vendida pela primeira vez em Março de 1992, como um sucessor do Windows 3.0. foi a primeira versão a ser distribuída por um CD.

Windows NT 3.1 (1993) 

O NT do 3.1 se chama Windows New Technology(Nova Tecnologia de Windows). Diferentemente do 3.1 o NT 3.1 era um Sistema Operativoem 32-bit.

Windows 3.11 (1993) 

O Windows 3.11 foi criado para grupos de trabalho (tanto que o seu nome é Microsoft Windows for WorkGroups). 

Windows 95 (1995) 

Lançado em Agosto de 1995. O Windows 95 possui interface completamente gráfica, integrado com 32-bit TCP/IP (protocolo de internet, ainda usado para conexões a internet). O 95 permitiu e tornou fácil a instalação de softwares e hardwares. Apesar de também ter facilitado a instalação e proliferação de pragas virtuais. Sendo assim, um dos sistemas com mais bugs, falhas e brechas de segurança.

Windows 98 (1998) 

Lançado em 25 de Junho de 1998. É uma actualização do 95, com maior integração às ferramentas da internet. Seu “lema” era “Trabalhe Melhor, Jogue Melhor”. Foi o primeiro Windows desenvolvido especialmente para ser comercializado.

Windows 2000 

Ele não foi criado apenas para ser uma actualização dos anteriores. Foi criado para substituir o Windows 95, Windows 98 e o Windows NT Workstation 4.0 em todos os computadores e laptopts empresariais. O Windows 2000 incluiu diversas melhorias em usabilidade, compatibilidade com internet e, suporte a computação móvel.

Windows ME (2000) 

Enquanto o Windows 2000 fora criado para empresas, o ME foi criado para uso pessoal. Oferecendo ao consumidor uma melhoria imensa em vídeo, música, rede residencial e várias outras funcionalidades. O ME significa Edição Milénio (afinal, o mesmo fora lançado no novo milénio).

Windows XP(2001) 

 Foi criado no ano 2001. Sem dúvida o XP é um dos melhores Windows já criados pela Microsoft. Resolvendo o erro (na maioria das vezes) da famosa tela azul, o XP inclui também gráficos incríveis, um salto gigantesco em relação ao seu “irmão” mais novo o Windows ME. O Windows XP foi um dos Windows mais usados no mundo.

Windows Server 2003 (2003) 

Lançado em Abril de 2003, é também conhecido como Win2k3. 

Windows Vista (2006) 

 Após 5 anos do lançamento do Windows XP, a Microsoft resolveu soltar o Vista. Apesar do Vista apresentar diversas melhorias gráficas, podemos considerá-lo a maior falha da Microsoft. Um sistema lento, pesado, cheio de falhas. Por isso foi muito pouco usado.

Windows 7 (2009) 

Este sem dúvida será o Windows que ultrapassou os recordes do Windows XP. É um sistema rápido, inteligente e, que foi feito para computadores modernos, utilizando recursos modernos. Além do reconhecimento de voz, que permite a completa não-utilização do mouse, é um sistema seguro e, fácil de ser usado.

Depois de Windows 7 foram lançadas as versões 8 e 10. Mas no nosso módulo iremos falar do Windows 7 devido a sua maior popularização. De referir que o mesmo apresenta várias versões desde o Starter, o Home Basic, o Home Premium, o Professional (Business), Enterprise até ao Ultimate.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui