Passos a seguir no estudo do mercado

 Passos a seguir no estudo do mercado

O estudo do mercado comporta três principais passos, a saber:

 1º Passo: estudo dos consumidores

Um dos primeiros elementos em que deve pensar quando pretende criar um negócio são os consumidores. Consumidores são potenciais clientes do seu negócio. É preciso, antes de implementar a sua ideia de negócio, conhecer quem serão os seus clientes (são pessoas singulares ou empresas), sua idade, sexo, onde eles residem, o que eles gostam, o nível de educação deles, nível de rendimentos deles (baixo, médio ou alto), entre outros aspectos.

Para conhecer estas características você precisa de elaborar um questionário, com uma série de perguntas, administrá-lo, como forma de colher estas informações. Segue em baixo um exemplo de um questionário.

  1. Características gerais dos consumidores (clientes)
  • Qual é a idade dos seus consumidores?
  • Nasua maioria, são homens ou mulheres?
  • Têm família grande ou pequena?
  • Qual é o seu trabalho?
  • Qual é o rendimento deles?
  • Qual é a sua escolaridade?
  • Onde moram?

Se são pessoas empresas

  • Em que ramo de actividade actuam?
  • Que tipo de produtos ou serviços oferecem?
  • Quantos empregados possuem?
  • Há quanto tempo estão no mercado?
  • Possuem sucursais? Onde?
  • Qual é a sua capacidade de pagamento?
  • Têm uma boa imagem no mercado?

 

  1. Interesse e comportamento dos consumidores
  • Que quantidade e com qual frequência compram esse tipo de produto ou serviço?
  • Onde costumam comprar?
  • Que preços pagam actualmente para comprar produtos ou serviços similares?
  1. Identificar o que lhe leva a comprar ou a usar aqueles prodtutos e servicos
  • O preço?
  • A qualidade dos produtos e/ou serviços?
  • A marca?
  • O prazo de entrega?
  • O prazo de pagamento?
  • O atendimento da empresa?
  1. Identificar o tamanho do mercado
  • É apenas sua rua?
  • O seu bairro?
  • Sua cidade?
  • Na sua província?
  • País todo?

 

Se você já administrou este inquérito, e já conhece as características dos consumidores, é hora de definir os produtos e serviços do seu negócio, em termos de qualidade e quantidade, lugares onde eles serão vendidos e estratégia de venda, o preço a ser aplicado. Segue um exemplo para definição dos clientes de um negócio.

Perfil dos consumidores:

 

 

 

 

 

2º Passo: Estudo dos concorrentes

  O segundo passo consiste no conhecimento dos concorrentes e suas características. Concorrentes são pessoas ou empresas que oferecem ou prestam os mesmos produtos e serviços que você pretende oferecer ou prestar. 

O estudo dos concorrentes é importante, pois permite conhecer as suas boas práticas e deficiências. E isso, vai-lhe ajudar a definir melhores práticas para o seu negócio. Ao fazer o estudo dos concorrentes você pretende conhecer os seguintes aspectos:

  • Localização dos seus concorrentes: saber onde os seus concorrentes se encontram (se estão perto do seu negocio ou não);
  • A qualidade dos materiais usados pelos seus concorrentes (embalagem, cores, tamanhos);
  • Preço aplicado pelos concorrentes;
  • Condições de pagamento (venda a prazos, descontos praticados);
  • Atendimento prestado;
  • Serviços disponibilizados - horário de funcionamento, entrega ao domiciliário;
  • Garantias oferecidas.

Depois de conhecer estes elementos,  todos vocês precisam estabelecer comparações com o seu negócio e tirar conclusões sobre:

Se seu negócio reúne requisitos para competir em pé de igualdade com os seus concorrentes.

Se existe algo que precisa melhorar como forma de aumentar a qualidade e vantagem ao seu negócio.

 

Para elaborar o relatório do estudo dos concorrentes precisa preencher a tabele que se segue:


Tabela 1: Relatório do estudo dos concorrentes

 

Qualidade

Preço

Condições de pagamento

Localização

Atendimento

Serviços ao cliente

Garantias oferecidas

Seu negócio

 

 

 

 

 

 

 

Concorrente 1

 

 

 

 

 

 

 

Concorrente 2

 

 

 

 

 

 

 

Concorrente 3

 

 

 

 

 

 

 


  3º Passo: Estudo dos fornecedores

O terceiro passo consiste no levantamento dos fornecedores e suas características. Os fornecedores são todas as pessoas e empresas que irão fornecer, ao seu negócio, as matérias-primas e equipamentos utilizados para a fabricação ou venda de bens e serviços.

Você precisa saber onde os fornecedores dos diferentes equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios, matérias-primas, embalagens, mercadorias e serviços se encontram, seus contactos telefónicos e e-mails. Precisa também saber o preço, qualidade, condições de pagamento e o prazo médio de entrega que eles praticam.

Depois de fazer o levante dos dados dos fornecedores precisa de organizar a informação, obedecendo a tabela que segue:

 

Tabela 2: Exemplo de um relatório do estudo dos Fornecedores

Nome do fornecedor 

Descrição produtos a serem adquiridos

(Matérias-primas, insumos, mercadorias e serviços)

Preços

(Mt)

Condições de pagamento

Prazo de entrega

Localização

Fornecedor 1:

 

 

 

 

 

Fornecedor 2

 

 

 

 

 

Fornecedor 3

 

 

 

 

 

Fornecedor 4

 

 

 

 

 

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