Passos a seguir no estudo do mercado
Passos a seguir no estudo do mercado
O estudo
do mercado comporta três principais passos, a saber:
1º Passo: estudo
dos consumidores
Um
dos primeiros elementos em que deve pensar quando pretende criar um negócio são
os consumidores. Consumidores são potenciais clientes do seu negócio. É
preciso, antes de implementar a sua ideia de negócio, conhecer quem serão os
seus clientes (são pessoas singulares ou empresas), sua idade, sexo, onde eles
residem, o que eles gostam, o nível de educação deles, nível de rendimentos
deles (baixo, médio ou alto), entre outros aspectos.
Para
conhecer estas características você precisa de elaborar um questionário, com uma
série de perguntas, administrá-lo, como forma de colher estas informações.
Segue em baixo um exemplo de um questionário.
Se são pessoas empresas
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Se
você já administrou este inquérito, e já conhece as características dos
consumidores, é hora de definir os produtos e serviços do seu negócio, em
termos de qualidade e quantidade, lugares onde eles serão vendidos e estratégia
de venda, o preço a ser aplicado. Segue um exemplo para definição dos clientes
de um negócio.
Perfil dos consumidores:
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2º Passo: Estudo dos
concorrentes
O segundo passo consiste no conhecimento dos
concorrentes e suas características. Concorrentes são pessoas ou empresas que
oferecem ou prestam os mesmos produtos e serviços que você pretende oferecer ou
prestar.
O
estudo dos concorrentes é importante, pois permite conhecer as suas boas
práticas e deficiências. E isso, vai-lhe ajudar a definir melhores práticas
para o seu negócio. Ao fazer o estudo dos concorrentes você pretende conhecer
os seguintes aspectos:
- Localização dos seus concorrentes: saber onde os seus
concorrentes se encontram (se estão perto do seu negocio ou não);
- A qualidade dos materiais usados pelos seus concorrentes
(embalagem, cores, tamanhos);
- Preço aplicado pelos concorrentes;
- Condições de pagamento (venda a prazos, descontos praticados);
- Atendimento prestado;
- Serviços disponibilizados - horário de funcionamento,
entrega ao domiciliário;
- Garantias oferecidas.
Depois de conhecer estes elementos, todos vocês precisam estabelecer comparações
com o seu negócio e tirar conclusões sobre:
Se seu negócio reúne requisitos para competir em pé de igualdade
com os seus concorrentes.
Se existe algo que precisa melhorar como forma de aumentar a
qualidade e vantagem ao seu negócio.
Para elaborar o relatório do estudo dos concorrentes precisa
preencher a tabele que se segue:
Tabela 1: Relatório do
estudo dos concorrentes
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Qualidade |
Preço |
Condições de pagamento |
Localização |
Atendimento |
Serviços ao cliente |
Garantias oferecidas |
Seu negócio |
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Concorrente 1 |
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Concorrente 2 |
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Concorrente 3 |
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3º Passo: Estudo dos
fornecedores
O terceiro passo consiste no levantamento dos fornecedores e suas
características. Os fornecedores são todas as pessoas e empresas que irão
fornecer, ao seu negócio, as matérias-primas e equipamentos utilizados para a
fabricação ou venda de bens e serviços.
Você precisa saber onde os fornecedores dos diferentes equipamentos,
ferramentas, móveis, utensílios, matérias-primas, embalagens, mercadorias e
serviços se encontram, seus contactos telefónicos e e-mails. Precisa também saber o preço, qualidade, condições de
pagamento e o prazo médio de entrega que eles praticam.
Depois de fazer o levante dos dados dos fornecedores precisa de organizar
a informação, obedecendo a tabela que segue:
Tabela 2: Exemplo de um relatório do
estudo dos Fornecedores
Nome do fornecedor |
Descrição produtos a serem adquiridos (Matérias-primas, insumos, mercadorias e
serviços) |
Preços (Mt) |
Condições de pagamento |
Prazo de entrega |
Localização |
Fornecedor 1: |
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Fornecedor 2 |
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Fornecedor 3 |
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Fornecedor 4 |
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