Definição de mercado
Definição de mercado
Mercado é o conjunto formado pela
relação entre concorrente, fornecedor e consumidor para atender, de maneira
adequada, às necessidades do consumidor (cliente). Mercado é um espaço, físico
ou virtual, onde vendedores e compradores se encontram para a troca de bens e
serviços.
Estudo de mercado
É o conjunto de atividades
orientadas para prever as vendas e os preços de certo produto com a finalidade
de estimar as receitas futuras e examinar as possibilidades de obter resultados
compensadores nos investimentos feito.
Resumindo, o estudo de
mercado consiste no levantamento de uma série de informações que permitam
conhecer as características dos clientes, fornecedores e concorrentes, com
objetivo de melhor posicionar seu negócio no mercado. Em seguida vamos descrever
os passos a seguir no estudo do mercado.
Importância do estudo de mercado
O estudo de mercado é muito
importante, pois, permite que tenha uma visão realística sobre o mercado, isto
é, conhecer os seus consumidores, onde eles vivem, o que eles gostam ou
procuram nos bens e serviços, idade e sexo, entre outras características. Permite
também conhecer os concorrentes do seu negócio, onde eles se encontram, suas
melhores e práticas e limitações, os preços por eles praticados, entre outros
elementos. E por fim permite conhecer os seus fornecedores, sua localização, os
preços praticados nos seus produtos, entre outros elementos. O conhecimento
dessas todas informações vai lhe auxiliar na definição do seu negócio, seus,
clientes, fornecedores e estratégias para vencer a concorrência.
O estudo do mercado é também
importante, porque permite que você conheça as mudanças que estão a acontecer
no mercado, de modo a preparar e organizar-se para enfrenta-las a hora vão
chegar.
O estudo de mercado aumenta
o seu conhecimento sobre o mercado, seus clientes, concorrentes, fornecedores,
parceiros, ajudando-lhe assim a tomar melhores decisões sobre o seu negócio.
Mesmo depois de o seu negócio estar a funcionar, você precisa de realizar
estudos de mercado de forma periódica para que acompanhe o que está
acontecimento no mercado.
Em suma, o estudo de mercado
é muitíssimo importante tanto para quem quer iniciar um negocio, tanto para
quem já tem um negócio em funcionamento, pois, permite que você conheça os
clientes, sua localização e suas necessidades e desejos. Permite que você
conheça os seus concorrentes, assim como os fornecedores. E isso, vai ajudar a
tomar melhor decisão sobre o presente e o futuro do seu negócio.