Definição de mercado

 Definição de mercado

Mercado é o conjunto formado pela relação entre concorrente, fornecedor e consumidor para atender, de maneira adequada, às necessidades do consumidor (cliente). Mercado é um espaço, físico ou virtual, onde vendedores e compradores se encontram para a troca de bens e serviços.

Estudo de mercado

É o conjunto de atividades orientadas para prever as vendas e os preços de certo produto com a finalidade de estimar as receitas futuras e examinar as possibilidades de obter resultados compensadores nos investimentos feito.

Resumindo, o estudo de mercado consiste no levantamento de uma série de informações que permitam conhecer as características dos clientes, fornecedores e concorrentes, com objetivo de melhor posicionar seu negócio no mercado. Em seguida vamos descrever os passos a seguir no estudo do mercado. 

Importância do estudo de mercado

O estudo de mercado é muito importante, pois, permite que tenha uma visão realística sobre o mercado, isto é, conhecer os seus consumidores, onde eles vivem, o que eles gostam ou procuram nos bens e serviços, idade e sexo, entre outras características. Permite também conhecer os concorrentes do seu negócio, onde eles se encontram, suas melhores e práticas e limitações, os preços por eles praticados, entre outros elementos. E por fim permite conhecer os seus fornecedores, sua localização, os preços praticados nos seus produtos, entre outros elementos. O conhecimento dessas todas informações vai lhe auxiliar na definição do seu negócio, seus, clientes, fornecedores e estratégias para vencer a concorrência.

O estudo do mercado é também importante, porque permite que você conheça as mudanças que estão a acontecer no mercado, de modo a preparar e organizar-se para enfrenta-las a hora vão chegar. 

O estudo de mercado aumenta o seu conhecimento sobre o mercado, seus clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros, ajudando-lhe assim a tomar melhores decisões sobre o seu negócio. Mesmo depois de o seu negócio estar a funcionar, você precisa de realizar estudos de mercado de forma periódica para que acompanhe o que está acontecimento no mercado.

Em suma, o estudo de mercado é muitíssimo importante tanto para quem quer iniciar um negocio, tanto para quem já tem um negócio em funcionamento, pois, permite que você conheça os clientes, sua localização e suas necessidades e desejos. Permite que você conheça os seus concorrentes, assim como os fornecedores. E isso, vai ajudar a tomar melhor decisão sobre o presente e o futuro do seu negócio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui