Humidade atmosférica

Humidade atmosférica 

Humidade atmosférica é a quantidade de vapor de água existente na Atmosférica. O vapor de água é proveniente da evaporação das águas dos oceanos, rios, lagos, mares, evapotranspiração de animais e plantas. O teor da humidade existente na Atmosfera depende da extensão das superfícies líquidas e da intensidade dos raios solares.

Na natureza a humidade atmosférica distinguem-se em dois tipos:

i. Humidade relativa

ii. Humidade absoluta

A humidade relativa é a relação existente entre a humidade absoluta e o ponto de saturação ou quantidade de vapor de água (Ps) a humidade relativa expressa-se em percentagem (%) variando de 0 à 100%.

Onde: Hr é a Humidade relativa; 
Ha - Humidade absoluta e 
Ps – Ponto de saturação
Diz-se que o ar está saturado quando a humidade relativa atinge 100%.
Ponto de saturação é o limite máximo em que o ar atmosférico não pode receber ou conter  mais quantidade de vapor de água em determinadas condições de temperatura. Se o ar recebe mais o vapor de água pode ocorrer a condensação.
A condensação é a passagem da água do estado gasoso para o líquido. Isso ocorre quando o ar atmosférico se encontra saturado de humidade relativa. 
Humidade absoluta é a quantidade de vapor de água existente num determinado volume de ar atmosférico. Ela exprime-se em gramas por metro cúbico (g/m3).

Instrumentos de medição da humidade atmosférica
Psicrómetro ou higrómetro são aparelhos que servem para medir a humidade atmosférica.
Higrógrafos são aparelhos que medem e registam continuamente os valores de humidade atmosférica. O gráfico resultante chama-se higrograma.
Com auxílio da máquina calculadora, calcule a Humidade Relativa (Hr).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui