Definição de solstícios e equinócios

Definição de solstícios e equinócios

Solstícios são momentos em que o sol se encontra mais afastado possível do Equador, ou seja sobre os trópicos. Esses momentos ocorrem nos dias 21 de Junho (solstício de Junho) e 21 ou 22 de Dezembro (solstício de Dezembro). Esses momentos correspondem a desigualdade entre a duração de dias e noites.

No solstício do verão o dia é longo e a noite é curta e no solstício de inverno é o inverso do que acontece no solstício do verão.

Equinócios são momentos em que o Sol se encontra sobre o Equador ao longo do seu movimento anual aparente. 

Esses momentos correspondem a uma duração igual entre o dia e noite em toda a superfície da Terra, ocorrendo a 21 de Março (equinócio de Março) e nos dias 21 ou 22 de Setembro (equinócio de Setembro).

Vamos fazer a síntese das estações do ano:
O solstício de Junho  marca o inicio do inverno no hemisfério Sul e do verão no hemisfério Norte.
O solstício de Dezembro  marca inicio do verão no hemisfério Sul e do inverno no hemisfério Norte.
As diferentes posições tomadas pela Terra no decurso de movimento de translação originam diferentes temperaturas ao longo do ano.
A altura do Sol nas diferentes posições é diferente, o que ocasiona a obliquidade de raios solares. Os dias são longos no verão e curtos no inverno.

A Terra no solstício de Junho ou de hemisfério Norte
O dia é igual à noite apenas no Equador
O dia é maior que a noite no hemisfério Norte
No círculo polar Árctico e lugares mais a Norte (setentrional) não há noite (o Sol mantêm-se acima do horizonte 24 horas) É nesta situação que se fala do Sol da meia-noite.
No hemisfério Sul, o dia é mais curto que a noite
No círculo polar antárctico e nos lugares para Sul dele, a noite dura 24 horas (o Sol permanece abaixo do horizonte), portanto, não há dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui