SANEAMENTO DO MEIO E CULTURA E ARTE

 Saneamento do Meio

O saneamento ambiental é um dos elementos primordiais para a promoção da qualidade de vida da população.

O saneamento ambiental é o conjunto de acções que visam à melhoria da qualidade de vida das populações através do controle do meio físico para evitar doenças e propiciar uma maior higiene social. Ele se estabelece a partir de acções como o fornecimento de água potável de qualidade, colecta de lixo, tratamento de esgoto, limpeza das vias públicas, contenção de enchentes, entre outros. A relevância encontra-se na preservação tanto do meio de vida dos habitantes quanto do meio ambiente.

Portanto, para uma melhor qualificação das condições de vida e de desenvolvimento humano de um país, é necessário que toda a população seja contemplada com as medidas acima apresentadas, o que não ocorre ainda em Moçambique. Afirma-se que cerca de 60% da população possui água potável e 70% não dispõe de acesso à rede sanitária, conforme dados de 2007. Outro dado, também do INE, afirma que 83,7% dos domicílios em Moçambique não possuem acesso simultâneo à água, esgoto, colecta de lixo e electricidade.

O correcto tratamento de água, assim como a instalação de redes de esgoto, colectas de lixo, entre outras acções de melhoria das condições sociais de higiene pública, é uma questão de saúde. Isso porque existe uma grande quantidade de doenças provenientes de contacto de pessoas com esgotos a céu aberto, da ingestão de água com impurezas, além do contágio envolvendo insectos contaminados. Dentre essas enfermidades, podemos citar: a hepatite A, a febre-amarela, a dengue, a febre tifóide, a cólera, a malária e muitas outras.

Portanto, um dos objectivos do saneamento ambiental é promover a sustentabilidade nos sistemas de colecta e transporte de dejectos e lixos de toda ordem e tipo.

O sistema de saneamento envolve diferentes estruturas de acordo com o tipo de elemento a ser trabalhado. O fornecimento de água é composto por estações de tratamento, sistemas de abastecimento e sistemas de captação. A colecta de esgoto é constituída por interceptores, rede colectora, estação elevatória e estações de tratamento de esgoto (ETEs). Já os resíduos industriais possuem diferentes vias de tratamento e destinação, havendo atenção especial para certos tipos, tais como os agro-tóxicos, embalagens de produtos químicos, restos de produtos hospitalares, entre outros.

Um dos problemas para a não contemplação de toda a população com saneamento ambiental adequado é, em muitos casos, a ausência de recursos imediatos dos governos para conseguir estruturar uma rede de qualidade. Isso acontece porque o crescimento das cidades, sobretudo nos países desenvolvidos, vem ocorrendo de forma muito acelerada e desordenada nos últimos anos, o que faz com que as administrações públicas não consigam acompanhar o ritmo de crescimento com acções de infra-estrutura, estas geralmente destinadas para os sectores mais nobres e especulados das cidades.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo não contam com saneamento básico e/ou ambiental, o que revela a gravidade dessa questão na actualidade.

 Cultura e arte

O que é Cultura e o que é Arte?

Podemos considerar a cultura como um conjunto de todo ser e fazer humano em uma sociedade em um determinado período, ou seja, podemos compreender a cultura como a expressão colectiva do homem no contexto social onde actua e estabelece suas relações.

A cultura é o resultado de como o ser humano se comunica, interpreta e reflecte sua vivência em um determinado contexto, seja pela música, dança linguagem, moda, artes, alimentação, comportamentos, consumo, lazer e tradições.

 

Dentre os principais elementos que compõem a cultura destacamos:

Conhecimentos: são informações que as pessoas vão acumulando, transmitindo e relacionando entre si, de acordo com sua vivência e seu quotidiano. Cada cultura privilegia um conjunto de conhecimentos para passar de geração a geração.

Crenças: é algo em que se acredita como, por exemplo, a fé religiosa.

Valores: podem ser objectos ou, como queremos destacar aqui, princípios e padrões que orientam o comportamento das pessoas.

Normas: são as regras, em geral não escritas, mas conhecidas por todos, que orientam como as pessoas devem agir quotidianamente para facilitar o convívio.

Símbolos: são representações físicas ou sensoriais, com significados que o homem atribui de acordo com o momento histórico ou lugar. Por exemplo, uma bandeira é um símbolo, um gesto de mão pode ser um símbolo, um objecto pode ser um símbolo.

Usos: padrões de comportamento reconhecidos e aceitos pelo grupo social de um mesmo país, estado ou região; embora bastante adoptados, não são obrigatórios.

Costumes: padrões de comportamento que o grupo social espera que seus integrantes adoptem. Cada país, região e cidades possuem costumes diferentes que além dos aspectos sociais podem ser influenciados por outras questões como, por exemplo, aspectos geográficos.

Leis: são regras de comportamento normalmente escritas, complexas, que cada sociedade (nem todas) adopta como forma de organizar e facilitar o convívio.

Tradições: é o conhecimento que se transmite oralmente de geração para geração;

Hábitos: maneira de ser e agir que se repete com frequência, sem racionalização.

Personagens: são pessoas que possuem uma representatividade histórica e/ou contemporânea, locais e regionais, ligados às artes, à literatura, à história e a política.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui