ELECTROSTÁTICA ECARGA ELÉCTRICA
A electrostática
É o capítulo da Física que estuda o comportamento
das cargas eléctricas em repouso.
Estrutura da Matéria
Caro estudante, lembra-se de que no
primeiro módulo de Física tratamos da estrutura da matéria, onde dissemos que
ela é composta de pequenas partículas denominadas “Moléculas”. As
moléculas são constituídas por partículas indivisíveis, os “Átomos”.
Fig.
1-Os protões e neutrões estão ligados dentro do núcleo por forças nucleares
fortes.
1.1.3. Carga Eléctrica
Éagrandeza física da matéria caracterizada
pelas repulsões ou atracções fortes entre os corpos electrizados.
|
Onde:n = número de electrões
em excesso ou em falta
A unidade da
carga eléctrica no Sistema internacional de Unidade é Coulomb(C), em homenagem ao Físico Francês Charles Coulomb.
Submúltiplos usuais de Coulomb:
1mc- milicoulomb 1x10-3 C
1uc - microcoulomb 1x10-6 C
Corposelectrizados ou electricamente carregados
Um corpo em que o número de cargas
eléctricas positivas (protões) é igual ao número de cargas eléctricas negativas
(electrões), denomina-se: “corpo electricamente neutro”.
Um corpo que tenha excesso de cargas
negativas ou de cargas eléctricas positivas denomina-se: “corpo electricamente
carregado”.
Os corpos electricamente carregados
classificam-se em:
1.
Corpos positivamente carregados ou com cargas eléctricas positivas,
quando têmexcesso de cargas eléctricas positivas;
2.
Corpos negativamente carregados ou
com cargas eléctricas negativas, quando têm excesso de cargas eléctricas
negativas
Portanto, há duas espécies de cargas eléctricas: Cargas Eléctricas
Positivas e Cargas Eléctricas Negativas.
Princípio de conservação das cargas
Eléctricas
Dois ou mais corpos podem trocar de cargas
eléctrica, mas se eles estiverem num sistema electricamente isolado, a soma
algébrica das cargas positivas e negativas é constante.
Caro
Estudante, em relção ao que acaba de aprender,vai, em seguida, resolver
actividades de fixação. Estes exercícios são importantes para que tenha uma
avaliação do seu desempenho na aprendizagem dos conteúdos tratados durante a
lição. Se obtiver 100% de acertos é sinal de que a aprendizagem foi bem
sucedida. De contrário volte a estudar as matérias não bem sucedidas.