COMO ALGUÉM PEGA CORONAVÍRUS ?
Esse vírus, por ser tão pequenininho, pode ser transmitido pelo ar, através da tosse ou espirro, sem a gente perceber.
Se a gente abraçar, der as mãos ou beijar uma pessoa que esteja com o vírus, pode se infectar também.
Ele ainda pode ser transmitido se a gente encostar as mãos em algum objeto que esteja contaminado, como telefone, corrimão de escadas, maçaneta de porta e botão de elevador, e depois colocar as mãos nos olhos, na boca ou no nariz.
Eita! Então como é que a gente pode se proteger do coronavírus?
Chegamos à parte mais importante da nossa conversa… vou chamar o vovô Hermes, que sabe muito sobre o assunto, pra me ajudar a explicar.
COMO AINDA NÃO SE SABE TUDO SOBRE O CORONAVÍRUS, A ÚNICA FORMA DE SE PROTEGER DELE É TENDO ALGUNS CUIDADOS:
Lave as mãos com água e sabão sempre, sempre, sempre. Várias vezes por dia… Tem que esfregar entre os dedinhos, lavar na parte de cima, na parte de baixo, as unhas e os pulsos… quer uma dica legal? Conte até 20 em voz alta ou cante duas vezes a música “Parabéns para você” na hora em que estiver lavando as mãos.
Mãos sujas na boca, no olho ou no nariz? Nem pensar! Não deixe que esse vírus entre no seu corpinho de jeito nenhum, tá?
O álcool em gel também é muito bom para deixar as nossas mãos sempre limpinhas. Peça a ajuda de um adulto antes de usar.
Se tossir ou espirrar – ATCHIM! –, não use as mãos para cobrir a boca. Utilize seu antebraço ou um lenço de papel. Depois, lave bem as mãos
Não divida copos, pratos e talheres com mais ninguém. Cada um com o seu: essa é a regra!
E se eu sair correndo bem rápido, para fugir do coronavírus? Funciona?
Infelizmente, não... O melhor a fazer neste momento é ficar em casa. Invente brincadeiras, desenhe bastante, faça receitas deliciosas, leia historinhas, pule e dance muito. Existem mil maneiras de se divertir.
As pessoas mais velhas, assim como eu, estão em maior perigo. Por isso, nestes dias, o melhor é que as crianças fiquem longe do vovô e da vovó. Eu tenho matado a saudade dos meus netinhos conversando pelo telefone… Já, já, quando tudo passar, vou enchê-los de beijos e abraços.
Você sabia que as crianças nem sempre ficam doentes por causa do vírus, mas podem transmiti-lo para as pessoas mais velhas, que podem ficar muito doentes? Por isso, é o momento de termos muito cuidado! Evite abraçar, dar aperto de mãos ou beijos nas pessoas. Que tal inventarmos um cumprimento diferente?
Esses cuidados são muito importantes para que você se proteja do coronavírus, e proteja as outras pessoas também.
Fique tranquilo porque tudo vai voltar ao normal e você logo vai encontrar seus amiguinhos, o vovô e a vovó.
