Conceito precipitação e os tipos de chuvas

Conceito precipitação e os tipos de chuvas

Precipitação atmosférica é a queda de água, quer no estado líquido em forma de chuva quer no estado sólido em forma de neve ou granizo, resultante da condensação de vapor de água existente na Atmosfera.

Identifique os tipos de chuvas na natureza?

Os tipos de chuvas são: Orográficas/de relevo (de montanhas) e frontais (ciclónicas) e convectivas.

i. Chuvas orográficas

Nas chuvas orográficas ou do relevo (montanhas) o ar sobe pelas encostas (vertentes) das montanhas. À medida que ascende, o ar arrefece. Este arrefecimento provoca o aumento da humidade relativa, podendo atingir o ponto de saturação. 

Assim, o vapor de água condensa-se e verifica-se a formação de nuvens e chuvas. Este tipo de chuva é típico das zonas montanhosas.

ii. Chuvas convectivas ou de convecção

Nas chuvas convectivas, o ar húmido em contacto com a superfície muito aquecida, torna-se mais leve. Expande-se e sobe, com o aumento de altitude, o ar arrefece, satura-se, condensa-se e precipita.

Estas chuvas são mais abundantes nas regiões equatoriais. As vezes são acompanhadas de granizo ou saraivas.

Chuvas ciclónicas ou frontais 
Estas chuvas são produzidas quando há uma passagem das frentes ou seja quando há confronto de uma frente fria e quente.
O encontro de duas massas de ar com temperatura, pressão e humidades atmosféricas diferentes provocam sempre a subida do ar mais quente, este por ser mais leve.
 
Este tipo de chuvas ocorre sobretudo nas zonas temperadas. 
O ar quente tem a tendência de subir constantemente, pois, o ar é leve e as frentes frias tendem a descer porque o ar frio é pesado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui