CONCEITO DIGESTÃO, PROCESSOS DIGESTIVOS. ENZIMAS DIGESTIVAS E SUA ACÇÃO SOBRE OS ALIMENTOS

Conceito  digestão

Todos  os  animais   incluindo  o   Homem  realizam  a  digestão,  processo  este que  tem  como  principal  objectivo  transformar  o  alimento  que  consumimos  de modo  que  seja  possível  a  sua  absorção  pelas  células.  Este processo ocorre ao longo do tubo digestivo com  atuação  de  enzimas  e  glândulas  anexas. Assim podemos definir digestão como sendo um conjunto de  reações em  que  substâncias complexas são  transformadas  em  substâncias mais  simples  de  modo a serem  absorvidas pelas  células  do  organismo.

1.5.2.   Processos  digestivos

Durante a digestão, os alimentos passam  por  dois  processos, que   são;

·        processos físicos

·        processos químicos

 

Os processos físicos iniciam na boca com a  trituração (mastigação) dos alimentos  através dos  dentes e ao  longo  do  intestino  durante  os  movimentos peristálticos 

Os   processos químicos ocorrem ao longo de  todo  o  tubo  digestivo, onde  os alimentos misturam-se com  as enzimas  digestivas.

Faringe e esófago

A faringe permite a ligação entre a boca, fossas nasais e laringe com o esófago. É um canal misto pois deixa passar os alimentos que vão para o esófago, e o ar que vai para a laringe.

O esófago faz a ligação entre a faringe e o estômago e permite a descida do bolo alimentar através dos movimentos peristálticos.

 Estômago

O estômago é uma bolsa de parede musculosa que está entre o esófago e o intestino delgado, tem uma capacidade de 1200cm3. O orifício que comunica com o esófago chama-se cárdia e o que comunica com o intestino delgado chama-se piloro.

A função do estômago é de fazer a digestão dos alimentos. Possuimuitas glândulas gástricas que segregam o suco gástrico (constituído por ácido clorídrico, muco, sais e uma enzima chamada pepsina).

No estômago forma-se o quimo, que é a junção do bolo alimentar com o suco gástrico. As contracçoes dos músculos ajudam na transformação do quimo, que passa depois através do piloro para o intestino delgado.

Intestino delgado

Com cerca de 6.75m de comprimento, a sua parede interna tem muitas pregas com várias saliências chamadas vilosidades intestinais. As vilosidades intestinais têm um papel muito importante na absorção. É ao longo deste tubo que se forma o quilo.  O intestino delgado liga-se ao intestino grosso através da válvula ileocecal. Ele é formado por duodeno, jejuno e íleo.

Intestino grosso

Possui 1.5m de comprimento e é formado por três partes:

Cólon ascendente; cólon transverso; cólon descendente; ceco (ligado ao apêndice e o recto). A reabsorção da água ocorre ao longo do tu intestino grosso.

Enzimas  digestivas  e  sua  acção  sobre os alimentos

Carríssimo estudante, de certeza que já ouviu  falar de  catalizador.  Se nãoentão vamos  aprender.

Quando  falamos  de digestão,  definimos  como  sendo  um conjunto  de  reacções  que ocorrem  no  organismo  vivo.  Algumas destas  reacções  para  decorrerem, dependem da  actuação  de catalisadores. Os catalisadores que  actuam  nos  organismos  vivos  são  chamados  de enzimas. Assim sendo,  podemos  definir  enzimas  como  sendosubstâncias  específicas  (proteínas), com a   função  de catalizar  as reacções   químicas biológicas.

As enzimas actuam sobre moléculas chamadas substrato,  facilitando  o decurso   das  reacções.

Dependendo  do substrato (substância ou  alimento)  onde  a  enzima  vai  actuar, podemos  encontrar vários  tipos  de  enzimas,  como  mostra a  tabela  que  se  segue.

Tipo de Enzima e produto formado

Enzima

Local de produção

Substrato no qual actua

Produto formado

Amilase salivar

Boca

Amido

Maltose

Lipase

Intestino

Lípidos ou gorduras

Ácidos gordos e glicerina

Peptidase

Estômago

Proteínas

Aminoácidos

Protease

Intestino

Proteínas

Peptídeos

Maltase

Intestino

Maltose

Glicose


Chegamos  ao  final  de  mais  uma  lição. Agora  tome  note:

A  digestão é um conjunto de  reacções  que  em  que  substancias complexas são  transformadas  em  substâncias mais  simples  de  modo a serem  absorvidas pelas  células  do  organismo.

Os  Processos  digestivos  são  físicos e químicos.

Enzimas  são  substâncias  específicas  (proteínas), com a   função  de catalizar  as reacções   químicas biológicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui