Componentes de uma Rede de Computadores

Componentes de uma Rede de Computadores

Uma Rede de Comunicação de Dados é constituída por diversos dispositivos, os quais possuem determinadas funções, que são efectuadas a partir de pontos fisicamente remotos. Os dispositivos envolvidos neste são:

Sistemas computacionais – computadores pessoais (PC), estações de trabalho (workstations), impressoras de rede, etc.

Representação dum sistema computacional

Com base na figura acima para ligar os diversos nós ou computadores existentes na rede e garantir uma boa comunicação entre os dispositivos, são necessários diversos componentes que podem ser de hardware (os materiais, fios, etc) ou de software (programas que permitem a comunicação entre os dispositivos e as máquinas).

Hardware de rede – equipamentos que permitem interligar os sistemas computacionais, como, por exemplo, concentradores (hub), comutadores (switch), roteadores (routers), Accesspoint (ponto de acesso para redes sem fio), placas de rede (também chamadas NIC – NetworkInterfaceCard), etc.

Hub

Um hub ou concentrador é um dispositivo de rede que como o próprio nomejá diz, centraliza os dados que trafegam pela rede. Sua função principal emuma rede é receber o sinal de um dos computadores ligados a ele e difundireste sinal para todos os outros computadores da rede, para que os dados possam ser recebidos pelo computador de destino.

Switch

Classificado como substituto ao hub, o switch é um dispositivo de rede quetem afunção de interligar os computadores da rede com uma diferençaimportante emrelação ao hub. O switch recebe um pacote de um computadorda rede e entrega directamente ao computador destino, fazendo umaligação única entre o emissor do pacote e o receptor. Já o hub conforme vistoanteriormente, simplesmente recebe um pacote na rede e distribui a todosos micros da rede para que o destinatário pegue o mesmo, o que gera umgrande tráfego na rede.

Através de um switch é possível codificar conexões entre os computadoresque desejam se comunicar, permitindo que diversos computadores conversementre si ao mesmo tempo (algo impossível com um hub), além de aumentara taxa de transmissão da rede.

Roteador

Trata-se de um dispositivo de rede semelhante a um hub ou switch (com asmesmas funções), além de possuir a função de interligar diferentes redes decomputadores (independentemente da quantidade e das distâncias destas redes).

São características de um roteador:

• Escolher o melhor caminho para um pacote chegar até o computadordestino.

• Escolher o caminho mais curto ou com menor tráfego para encaminharpacotes.

• Interligar redes diferentes.

Placa de Rede – interliga o computador à rede.

Placa de Rede com ligação WI-FI

Meios de transmissão – estes podem ser de dois tipos: guiados e não guiados.

Meios de transmissão guiados:

Cabos de par trançados;

Cabo coaxial;

Cabo de Fibra Óptica.

 Meios de transmissão guiados.

Meios de transmissão não guiados:

Infravermelhos;

Enlaces de satélites;

Micro-ondas.

 Rede conexão por meios não guiados (sem fio)

Software de rede – software que permite a comunicação em rede entre os sistemas computacionais.

Sistema operativo(é um conjunto de programas que activam o computador, isto é, é um software de base, o Windows quando configuramos no computador já aparece com ferramentas que permitem a conexão dos computadores em rede);

Programas de rede;

Drivers das placas de rede - permitem com que o software reconheça a existência do software;

Protocolo de comunicação – é uma linguagem que todos os computadores da rede devem usar para poder comunicar-se.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui