Preparação do Solo

Definição de preparação do solo

Certamente que já observaste na tua casa ou comunidade, pessoas a trabalharem a terra com a enxada ou tractor, a cortarem árvores no campo antes da sementeira. Estas actividades fazem parte de uma lista de trabalhos de preparação do solo. Vamos agora perceber como é feita a preparação do solo.

Preparação do solo é um conjunto de actividades que se realizam antes da sementeira, com vista a criar condições adequadas para o desenvolvimento saudável das plantas.

Objectivos da Preparação do Solo

A preparação do solo tem os seguintes objectivos:

Melhorar as propriedades físicas do solo;

Incorporar matéria orgânica e adubos minerais;

Controlar pragas; e

Eliminar ervas daninhas.

Etapas da Preparação do Solo

Os trabalhos de preparação do solo obedecem a seguinte ordem de etapas: destronca, lavoura, gradagem, nivelamento e sulcagem.

Destronca – é a primeira etapa da preparação do solo e consiste no abate e remoção de árvores e arbustos no terreno. Dependendo do tipo de vegetação e condições existentes, a destronca pode ser feita manualmente ou mecanicamente.

Lavoura é uma operação agrícola que consiste no reviramento do solo pela charrua, tractor ou manualmente. A profundidade da lavoura depende da cultura que se vai explorar e pode ser de mais ou menos de 20 cm. 

A lavoura tem vários objectivos, dos quais podemos destacar:

Tornar o solo mais fofo para receber as raízes das plantas;

Eliminar ervas daninhas;

Aumentar a porosidade e arejamento do solo (melhorar a penetração da água e oxigénio no solo); e

Melhorar a capacidade de retenção da água.

Gradagem é uma operação que se realiza após a lavoura e consiste em destruir os torrões que se formam após a lavoura. Tem também o objectivo de nivelar os solos.

A gradagem pode ser repetida, sempre que necessário, até que o terreno se mostre devidamente destorroado.

Nivelamento

O nivelamento é uma prática que tem como objectivo principal facilitar a rega por gravidade.

Sulcagem é a ultima etapa da preparação do solo e consiste em formar sulcos e camalhões. A sulcagem é feita por alfaias chamadas sulcadores. Esta prática é usada geralmente na sementeira de tubérculos ou quando a rega das culturas é feita por sulcos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui